terça-feira, 16 de junho de 2009

PROFESSORES TALENTOSOS

O trabalho acadêmico MÍDIA, IMAGINÁRIO DE CONSUMO E EDUCAÇÃO de
PAOLA BASSO MENNA BARRETO GOMES quando publicado em Abril/2001 trazia a seguinte reflexão:
“Diante de tão grande número de ofertas visuais, performáticas e espetaculares na
sociedade, a escola encontra-se em desvantagem, pois os chamados auxiliares de
ensino audiovisual, a comunicação corporal do professor, sua retórica, não
convencem. O mundo da escola é um mundo cinza, parado e passivo. As imagens na
escola são manipuladas como se fossem neutras e inofensivas, além de serem mal
aproveitadas em termos de possibilidade educativa. Não se prepara o professor para
desempenhos comunicativos e expressivos ao nível do desafio do ensino e das
crianças atuais, não se prepara o professor, sobretudo, para dialogar com o mundo
através de um universo imagina.”

A didática deve enfocar a capacidade dos professores de atrai os alunos para a aula, causando-lhes interesses e curiosidades. O professor precisa ter ciência da comunicação para que o seu estilo de ensinar desperte a atenção dos alunos. Talvez precise ser áspero, talvez precise ser engraçado, talvez precise ser profundo, é preciso que o professor tenha sensibilidade para conhecer sua platéia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário