MEU COMENTÁRIO SO BRE O TEXTO ABAIXO É QUE O MÉTODO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS NÃO PODE SER ABANDONADO E TROCADO POR UMA AVALIAÇÃO SUBJETIVA DOS PROFESSORES, O CONJUNTO DE AVALIAÇÕES É MELHOR PARA REALMENTE AVALIAR O QUE O ALUNO ASSIMILOU.
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A prática da avaliação escolar, dentro do modelo liberal conservador, terá de, obrigatoriamente, ser autoritário, pois esse caráter pertence à essência dessa perspectiva de sociedade, que exige controle e enquadramento dos indivíduos nos parâmetros previamente estabelecidos de equilíbrio social, seja pela utilização de coações explícitas ou pelos meios de comunicação. A avaliação educacional será, assim, um instrumento disciplinador não só das condutas cognitivas como também das sociais, no contexto da escola. Ao contrário, a prática da avaliação nas pedagogias preocupadas com a transformação deverá estar atenta aos modos de superação do autoritarismo e ao estabelecimento da autonomia do educando, pois o novo modelo social exige a participação democrática de todos. Isso significa igualdade, fato que não se dará se não se conquistar a autonomia e a reciprocidade de relações.
FONTE:
br.monografias.com/trabalhos/avali/avali.shtml
Se o aluno não estivesse bem no momento da prova, nervoso ou ansioso, apresentando algum problema de saúde ou emocional, ficaria prejudicado devido ao modelo de avaliação, que era autoritário.
Segundo Ana Maria Avelã Saul, "A avaliação está se tornando o centro da aula, em torno do qual tudo gira. Só que em vez de centralizar a ação nos processos de produção de conhecimento, de ensino-aprendizagem que envolvem as pesquisas e as relações professor-aluno, tudo é voltado para a avaliação."
Com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9.394, de 1996, essa visão mudou.
Passou-se a avaliar o aluno em outros aspectos, considerando todo o seu potencial diante do processo ensino aprendizagem, o seu envolvimento diante da educação, através da participação em sala, envolvimento nas atividades propostas em sala de aula, tarefas e trabalhos de casa, responsabilidades com a entrega dos mesmos, somando-se todos esses para fazer o fechamento da média do aluno.
A avaliação deve ser feita como um processo contínuo, ao longo do período escolar, estando integrada aos objetivos do fazer do professor, que devem ser bem definidos.
FONTES:
http://www.educador.brasilescola.com
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Paola Gentile e Cristiana Andrade diz o seguinte sobre a Avaliação:
“A avaliação, que durante décadas foi um instrumento ameaçador e autoritário, está mudando, mas continua sendo um dos grandes nós da educação moderna.”
Discordo da Paola Gentile em dizer que o sistema de avaliação com provas e reprovação é negativo, pois a sobrevivência humana e das espécies é baseado em provas, reprovações e aprovações. O ideal é que as avaliações sejam feitas com vários métodos para que se possa ter uma visão ampla do crescimento cognitivo dos alunos, podendo o docente perceber que tipo de avaliação é mais receptivo por cada aluno.
Vanda Felício dos Reis leciona Matemática para a 6ª série no Centro Educacional Pluri, em Presidente Prudente, interior de São Paulo. Usa o seguinte método:
Os próprios alunos escrevem relatórios individuais sobre o que sabiam antes, como participaram das tarefas, o que apreenderam e as dificuldades encontradas. No final do bimestre, todos fazem uma prova. A soma desses elementos indica a evolução dos estudantes e permite à professora conhecer a maneira particular de cada um aprender. "Quanto mais completa for a análise sobre o crescimento cognitivo da criança, mais chance eu tenho de ajudá-la", ensina Vanda.
O ideal é que os docentes tenham esta preocupação de conhecer cada aluno e saber quais métodos são mais receptivos pelos estudantes e que trazem mais resultados no aprendizado. Por isso deve haver uma certa liberdade para que os professores apliquem métodos de ensino e avaliação que melhor se ajuste a sua classe.
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