Circula pelos meios acadêmicos algumas teorias elaborada pelos catedráticos e livres pensadores sobre as razões que levam os alunos ao fracasso escolar, entre elas citaremos duas:
1 – CARÊNCIA CULTURAL
Teoria que teve boa aceitação entre os estudiosos, esta doutrina surgiu nos Estados Unidos e segundo este pensamento as crianças de classes sociais menos privilegiadas fracassam na sua vida escolar devido à carência cultural por não terem acesso mínimo às informações. Culturais no lar.
Concordo plenamente com esta teoria, pois pais que não tiveram e nem valorizarão o estudo e a boa formação educacional e que vivem em um ambiente que não tem em estima o progresso cultural, com certeza influenciará a criança para ter a mesma visão sobre o valor do estudo.
2 – REPRODUTIVISTA
Segundo esta teoria o fracasso escolar é culpa da escola, o francês Pierre Bourdieu defensor desta doutrina atribuía a escola o fracasso escolar, por ela ser um aparelho ideológico do Estado que visa manter as desigualdades sociais, onde as culturas valorizadas são as dominantes. Esta teoria atribui as formas de exame oral e escrito, como um método que é vantajoso para as classes sociais de melhor recurso financeiro.
Na aula número 30 da UNIMES VIRTUAL da disciplina de Psicologia da Educação ainda li este comentário dos educadores:
“É lamentável, mas muitos dos nossos educadores não
percebem sua participação nessa injustiça, atuam sem
compreender que a escola é um instrumento que trata de
modo desigual as classes sociais e prejudica uma boa parte de seus
alunos.”
Não entendo o que eles estão tentando se referir... Se a aula é dado para todos no mesmo horário, no mesmo ambiente, o mesmo curriculum e as provas são aplicadas igualmente a todos os alunos, onde está a desigualdade???
Não podemos mudar a grade curricular, ou os ensinos como as regras gramaticais e a geografia do mundo apenas para dizer que o aluno que não estuda e mora na favela e responde que “nós está certo” e que Ohio é um Estado do Brasil e que isto é uma questão cultural e que devemos respeitar o ponto de vista do aluno....
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