domingo, 15 de novembro de 2009

LEITURA

A LEITURA

O que significa leitura? Ler não é somente um ato de juntar letras e pronuncia-las corretamente, ler é acima de tudo uma interpretação de letras, imagens, signos e ícones, Alberto Manguel em seu livro “Uma história da leitura” Companhia das Letras, 1997, p. 19. Nos traça um retrato do que é uma leitura:

“Ler as letras de uma página é apenas um de seus (da
leitura) muitos disfarces. O astrônomo lendo um mapa
de estrelas que não existem mais; o arquiteto japonês
lendo a terra sobre a qual será erguida uma casa, de
modo a protegê-la das forças malignas; o zoólogo lendo
os rastros de animais na floresta; o jogador lendo
os gestos do parceiro antes de jogar a carta vencedora;
a dançarina lendo as notações do coreógrafo e o
público lendo os movimentos da dançarina no palco;
o tecelão lendo o desenho intrincado de um tapete
sendo tecido; o organista lendo várias linhas musicais
simultâneas orquestradas na página; os pais lendo no
rosto do bebê sinais de alegria, medo ou admiração; o
adivinho chinês lendo as marcas antigas na carapaça
de uma tartaruga; o amante lendo cegamente o corpo
amado à noite, sob os lençóis; o psiquiatra ajudando
os pacientes a ler seus sonhos perturbadores; o
pescador havaiano lendo as correntes do oceano ao
mergulhar a mão na água; o agricultor lendo o tempo
no céu – todos eles compartilham com os leitores de
livros a arte de decifrar e traduzir signos.”




Sobre este tema Paulo Freire em discurso proferido no 3o congresso de Leitura em Campinas (SP) em 1981 disse que voltando a infância a qual se lembrava, enumerou as diversas leituras que fazia do mundo em sua volta, da sua casa, do quintal, dos objetos e só então, mais tarde, é que aprendeu a leitura das palavras.


A leitura do mundo e a leitura dos signos lingüísticos é uma coisa em constante mutação no desenvolvimento pessoal de cada ser humano, quando refletimos sobre os acontecimentos em nossa volta e quando lemos textos escritos por pessoas que expressaram suas leituras do mundo, vamos formando novos conceitos, aperfeiçoando nossas idéias, algumas vezes mudando completamente de direção. São duas leituras, a do mundo e a dos livros com a leitura dos outros (textos) onde podemos formar a nossa interpretação pela confrontação destas leituras.
Os seres humanos são diferentes entre si, entre outros motivos porque cada um faz uma leitura do mundo, alguns tem uma visão muito fechada, limitando a pensar somente em coisas do dia-a-dia e quase nunca lê textos lingüísticos nem aprecia a opinião de outras pessoas, mas também tem aqueles que estão em constante reflexão sobre o mundo e os acontecimentos em sua volta, ouve a opinião das pessoas que o cercam e tem o habito de ouvir palestras, debates e discursos, alem de periodicamente lê obras literárias em livros, revistas e jornais.

Vejam bem que estes dois tipos de pessoas terão com certeza visões diferentes do mundo. Uma das coisas que diferenciam estas pessoas é a disposição mental para compreender as coisas, enquanto outras pessoas têm preguiça mental, pois ler e interpretação o mundo e textos exige esforço e concentração de pensamento e isso são coisas que nem todos têm disposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário