sexta-feira, 10 de abril de 2009

A EDUCAÇÃO NIVELA OS HOMENS

A EDUCAÇÃO NIVELA OS HOMENS

Não concordo com Karl Marx em suas teorias sociológicas sobre as lutas entre as classes, não podemos ser contra os ricos e poderosos, vivemos em uma sociedade onde as pessoas podem galgar a pirâmide social sem ter que pegar em armas.

Vejo negros e nordestinos chegarem a presidência de países como Estados Unidos (Barak Obama ) e do Brasil (Lula), sem ter que liderarem uma revolta armada ou pregar ódio as classes dominadoras.

Alias, Lula só chegou “lá”, quando deixou os discursos alinhados ao marxismo e passou a uma posição mais centrada. Não esqueçamos que antes, alguns chegavam a cargos públicos comissionados por apadrinhamento como cargos de delegados de policia, prefeitos biônicos, hoje vemos que pelo concurso público todos tem acesso a cargos públicos.

Gente desmotivada e desestimulada, para não dizer, preguiçosa, dizem que não tem como subir se não for pela corrupção. Mentira!!!

Os orientais (especialmente chineses e japoneses ) são uns exemplos de com o estudo e educação podem levar gente “feia”, “antipática”, mas dedicada aos estudos a serem a nata das novas universidades e da sociedade.




enquanto jovens brasileiros curtem "baladas" nos fins de semana, descendentes de orientais curtem estudar !!!!

quinta-feira, 9 de abril de 2009

A ESCOLA DOS SONHOS

FREI BETTO CERTA FEITA FEZ O SEGUINTE DISCURSO SOBRE A ESCOLA IDEAL E AS CARACTERISTICAS DELA:


1 – aulas praticas sobre cada profissão, onde os alunos deveriam vivenciar cada profissão para saber como funciona cada parte da sociedade.
2 – os alunos aprenderiam os pequenos reparos domésticos, os preparando para a responsabilidade de manter um lar.
3 – todos deveriam ter contato com as artes como pintura, cântico, desenho e escultura
4 – aulas práticas baseada no cotidiano, língua aprenderia nos textos dos jornais, química com a culinária, geografia com suplementos de turismo e reportagens sobre outras regiões
5 –as aulas seriam interdisciplinares , ensinos religiosos seriam explicando cada religião
6 – as aulas seriam de confrontação e analise dos produtos anunciados, dos programas de mídia veiculados.
7 – as provas não seriam baseadas na memória, mas na formação pessoal do indivíduo.
8 – a profissão de professor seria resgata com bons salários
9 –professor seria mais que uma profissão, um ministério


Frei Betto, brasileiro, conceituado na área da educação

sexta-feira, 3 de abril de 2009

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS

Resumirei cada tendência pedagógica da seguinte forma:

TENDENCIA LIBERAL – o indivíduo é preparado para os papéis sociais de acordo com suas aptidões
TENDÊNCIA TRADICIONAL –baseada no desenvolvimento intelectual do aluno, seguindo a hierarquia da autoridade do professor, e com métodos de lição e memorização
TENDÊNCIA DA ESCOLA NOVA – O indivíduo é estimulado a pesquisar e desenvolver-se por si só, o professor é um auxiliar na busca da experiência do saber.
TENDÊNCIA LIBERAL TECNISTA – Acentuada ênfase no conhecimento técnico, manuais e formulas prontas do saber, o aluno é preparado para o mercado de trabalho.
TENDÊNCIA PROGRESSISTA LIBERTADORA – O aluno discute em igualdade com o professor, e o aprendiz é levado a refletir sobre o meio em que vive e sobre as opressões que o cerca.
TENDÊNCIA PROGRESSISTA LIBERTARIA – O aluno tem o direito de livre expressão, o professor é mero conselheiro e monitor, o aluno é levado a contestar o Estado.


NOVAS IDÉIAS E VELHAS MENTIRAS.
A humanidade é levada ideologicamente por ondas ou “modismos” que chegam com a promessa de resolver os problemas sociais da humandade e quando passa a “febre” a doença avançou mais ainda e enfraqueceu o corpo.

Tenho dificuldade em aceitar que o ser humano possa ter uma educação libertina e que isso trará desenvolvimento. Acho que as tendências tradicionais são mais seguras em garantir a educação básica da pessoa.

Quem tem um “Q” a mais, se sobressairá na vida. Os gênios não se fazem nas escolas, não criaremos superdotados, a escola deve contentar-se em ministrar os fundamentos do saber e da ciência.

Tendências libertadoras e libertárias vão criar marginais e não cidadãos. Estes contestadores históricos só criam aberrações sociais como o comunismo soviético, que além de barbáries cometidas em nome da nova ordem social, quando a “moda” passou vimos uma Rússia miserável, uma Alemanha Oriental maltrapilha e tiveram que voltar aos velhos e tradicionais regimes que não promete milagres que é imperfeito, mas pelo menos não é utópico como estas tendências pedagógicas.