sexta-feira, 3 de abril de 2009

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS

Resumirei cada tendência pedagógica da seguinte forma:

TENDENCIA LIBERAL – o indivíduo é preparado para os papéis sociais de acordo com suas aptidões
TENDÊNCIA TRADICIONAL –baseada no desenvolvimento intelectual do aluno, seguindo a hierarquia da autoridade do professor, e com métodos de lição e memorização
TENDÊNCIA DA ESCOLA NOVA – O indivíduo é estimulado a pesquisar e desenvolver-se por si só, o professor é um auxiliar na busca da experiência do saber.
TENDÊNCIA LIBERAL TECNISTA – Acentuada ênfase no conhecimento técnico, manuais e formulas prontas do saber, o aluno é preparado para o mercado de trabalho.
TENDÊNCIA PROGRESSISTA LIBERTADORA – O aluno discute em igualdade com o professor, e o aprendiz é levado a refletir sobre o meio em que vive e sobre as opressões que o cerca.
TENDÊNCIA PROGRESSISTA LIBERTARIA – O aluno tem o direito de livre expressão, o professor é mero conselheiro e monitor, o aluno é levado a contestar o Estado.


NOVAS IDÉIAS E VELHAS MENTIRAS.
A humanidade é levada ideologicamente por ondas ou “modismos” que chegam com a promessa de resolver os problemas sociais da humandade e quando passa a “febre” a doença avançou mais ainda e enfraqueceu o corpo.

Tenho dificuldade em aceitar que o ser humano possa ter uma educação libertina e que isso trará desenvolvimento. Acho que as tendências tradicionais são mais seguras em garantir a educação básica da pessoa.

Quem tem um “Q” a mais, se sobressairá na vida. Os gênios não se fazem nas escolas, não criaremos superdotados, a escola deve contentar-se em ministrar os fundamentos do saber e da ciência.

Tendências libertadoras e libertárias vão criar marginais e não cidadãos. Estes contestadores históricos só criam aberrações sociais como o comunismo soviético, que além de barbáries cometidas em nome da nova ordem social, quando a “moda” passou vimos uma Rússia miserável, uma Alemanha Oriental maltrapilha e tiveram que voltar aos velhos e tradicionais regimes que não promete milagres que é imperfeito, mas pelo menos não é utópico como estas tendências pedagógicas.

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