sábado, 28 de março de 2009

ENSINO A DISTÂNCIA

ENSINO A DISTÂNCIA



COM O ADVENTO DATECNOLOGIA DA TELEMÁTICA, NÃO SE JUSTIFICA TANTO A EDUCAÇÃO PRESENCIAL COMO EM TEMPOS REMOTOS. UMA NORMA FORMA DE ADQUIRIR SABER É POSSÍVEL GRAÇAS AO SURGIMENTO DA INTERNET.

A INFORMAÇÃO ESTÁ ACESSÍVEL A TODOS, DE MANEIRA QUE FICAR “ENGESSADO” EM UM MÉTODO DE ENSINO NÃO TEM TANTA IMPORTANCIA, ALIÁS, PODE ESTÁ ATRAPALHANDO O DESENVOLVIMENTO ITELECTUAL DO ALUNO.

O PROFESSOR JÁ NÃO É TÃO IMPORTANTE PARA TRAZER A INFORMAÇÃO, SIM, ELE É IMPORTANTE PARA ORIENTAR E MOSTRAR O CAMINHO AO ALUNO, MAS A INFORMAÇÃO AGORA CHEGA POR VÁRIOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO COM SOM, IMAGENS E TEXTOS EM QUANTIDADE INIMAGINÁVEL.


APRENDER DEPENDE CADA VEZ MAIS DO ALUNO PORQUE AS INFORMAÇÕES ESTÃO CHENGANDO POR TODOS OS MEIOS E EM TEMPO REAL.

HOJE PODEMOS SABER SOBRE TUDO, AINDA QUE UM CONHECIMENTO SUPERFICIAL, JUSTAMENTE PORQUE A INFORMAÇÃO CHEGA TODAS AO MESMO TEMPO E É PRECISO A FIGURA DO PROFESSOR COMO ORIENTADOR PARA INDICAR AO ALUNO UM CAMINHO A SEGUIR.


"CURSO SUPERIOR PELA INTERNET"

O ENSINO AINDA ESBARRAR NAS NORMAIS LEGAIS SOBRE OS PARAMETROS EM QUE DEVE SER MINISTRADO AOS ALUNOS. É PRECISO UMA REORGANIZAÇÃO DA DIDÁTICA.

O ALUNO QUE ESCOLHE O CURSO OU A DISCIPLINA TEM MAIS FACILIDADE DEA PREENDER E É MAIS RECOMPENSADOR AO EDUCADOR SABER QUE O APREDIZ ESTA RECEPTIVO A APREENDER.

O ALUNO MADURO ELE É PARTICIPATIVO, APRENDE POR INTERESSE PRÓPRIO. O IMATURO E SEM MOTIVAÇÃO PRECISA SER EMPURRADO PARA FRENTE E PARA ESTE É QUE EXISTEM AS REGRAS, AS PROVAS, OS TRABALHOS OBRIGATÓRIOS.


O ESTUDO A DISTÂNCIA É BASEADO NO PRINCÍPIO DO ALUNO FAZER PESQUISAS, APRESENTAR SUAS DESCOBERTAS EM PESQUISAS REALIZADAS SOZINHO, MAS TAMBÉM É PRECISO O PROCESSO DE INTERAÇÃO COM OUTROS, DEVENDO SER ESTIMULADO O TRABALHO EM GRUPO, SENDO NECESSÁRIA UMA PARTICIPAÇÃO PRESENCIAL.

DEVE SER DISPONIBILIZADO AOS ALUNOS TEMAS QUE MAIS LHE INTERESSEM PARA QUE FAÇAM PESQUISAS, APRESENTE SÍNTESE E DEPOIS DIVULGEM AOS SEUS COLEGAS E PELA INTERNET.

O ESTUDO VIRTUAL E SOZINHO DEVE SER MESCLADO COM O ESTUDO COLETIVO E PRESENCIAL PARA MELHOR ENRIQUECIMENTO DO ALUNO.

OS ENCONTROS PRESENCIAIS SÃO MAIS IMPORTANTES NO INICIO E NO FIM DE UMA PESQUISA. NO COMEÇO PARA TRAÇAREM O METODOS DE ESTUDO E PESQUISA E NO FINAL PARA APRESENTAR SUAS DESCOBERTAS.


A FLEXIBILIDADE DO ENSINO A DISTÂNICA NAO ATRAPALHA OS ESTUDOS, PELO CONTRÁRIO, CADA ALUNO PODERÁ ORGANIZAR SEUS HORÁRIOS DE ACORDO COM O TEMPO E O HORÁRIO QUE MELHOR LHE PARECER. AO PROFESSOR CABE ALIMENTAR O ALUNO COM MATERIAL DISPONIBILIZANDO PELA INTERNET.

CADA CURSO DEVE TER A SUA PRÓRPRIA DINÂMICA DE ENSINO, CERTOS CURSOS PODEM SER PREDOMINANTEMENTE VIRTUAIS, OUTROS PELA SUA ESTRUTURA PRECISAM SER MAIS PRESENCIAIS QUE VIRTUAL.


"O COMPUTADOR INTEGRADO AO ENSINO"


O PROFESSOR DEVE ESTAR PREPARADO EM DUAS ÁREAS:
CONHECER A MATÉRIA QUE ESTÁ ENSINANDO
SABER SE COMUNICAR E MOTIVAR OS ALUNOS A APRENDER

O EDUCADOR PRECISA SER ENTUSIASMADO, NADA PIOR DO QUE UM PROFFISIONAL QUE NÃO SE INTERESSA PELO QUE FAZ. UM PROFESSOR EMPOLGADO, DESPERTA INTERESSE NOS ALUNOS;

OS DIRETORES TAMBÉM FAZEM PARTE DESTE PROCESSO, O LUCRO NÃO PODE SER O OBJETIVO DA ESCOLA, É PRECISO EQUILIBRAR O LADO HUMANO TECNOLÓGICO E GERECIAL DA UNIDADE DE ENSINO.

O ALUNO É O ELEMENTO PRINCIPAL NO ENSINO, ELE DEVE TER MOTIVAÇÃO PRÓPRIA PARA APRENDER, NÃO PODE ENTRAR EM UM CURSO PORQUE O COLOCARAM ALI. ELE DEVE TER INICIATIVA PRÓPRIA, SÓ ASSIM CRESCERÁ.

A EDUCAÇÃO DEVE LEVAR O ALUNO PARA A AUTONOMIA E A COOPERAÇÃO.
NA AUTONOMIA ELE APRENDERÁ A SEGUIR O SEU PRÓPRIO CURSO O SEU PRÓPRIO METODO E RITIMO DE ESTUDO

NA COOPERAÇÃO O ALUNO APRENDERÁ QUE A PARTICIPAÇÃO É FUNDAMENTAL NA EDUCAÇÃO DE UMA PESSOA, VIVEMOS EM UM MUNDO DE INTERAÇÃO, SEM INTERCAMBIO COM OS OUTROS, NÃO DESENVOLVEMREMOS PLENAMENTE.

O EDUCADOR DEVE TAMBÉM RESPEITAR O RITMO DE CADA ALUNO, TODOS NÃO IRÃO DESENVOLVER DO MESMO MODO E É PRECISO DAR ATENÇÃO A CADA UM.

JOSÉ MANUEL MORAN DISSE UMA FRASE INTERESSANTE: “APRENDER É PASSAR DA INCERTEZA PARA A CERTEZA PROVISÓRIA.”

O ESTUDO PELA INTERNET EXIGE DICIPLINA, PORQUE NELA FACILMENTE NOS DISPERSAMOS DO OBJETIVO QUE IRIAM ESTUDAR, DEVIDA A GRANDE DIVERSIDADE, LINKS, ATRAÇÕES DE IMAGENS, ALTERNATIVAS E ETC... O PESQUSADOR DEVE CONCENTRAR-SE NO SEU OBJETIVO SELECIONAR O QUE INTERESSA DO QUE É SUPÉRFLUO.

NO ESTUDO EM GRUPO PERCEBE-SE QUE O ESPÍRITO DE COMPETIÇÃO PREVALECE E ALGUNS ALUNOS ASSUMEM A LIDERANÇA DO GRUPO E ATÉ O MONOPÓLIO. O MONOPÓLIO NÃO É O IDEAL, MAS É A TENENDECIA DO SER HUMANO.

O ESTUDO PELA INTERNET ABRIU UMA PORTA IMENSA, NELA TEMOS ACESSO AMAIOR BIBLIOTCA JAMAIS SONHADA PELA HUMANIDADE, OS TEXTOS AGORAM SÃO ACOMPANHADOS COM RECURSOS GRÁFICOS COM IMAGENS EM MOVIMENTO. É MUITA ATRAÇÃO, É MUITA ALTERNATIVA, À MEDIDA QUE VAMOS NAVEGANDO NA INTERNET VAMOS FAZENDO DESCOBERTA POR ACASO.

INFORMAÇÃO É DIFERENTE DE CONHECIMENTO.

INFORMAÇÃO É O QUE SE ENCONTRA NA INTERNET. CONHECIMENTO É O QUE CARREGAMOS CONOSCO. INFORMAÇÃO É ESTÁTICA, O CONHECIMENTO É DINAMICO, CADA UM CONTROI O SEU CONHECIMENTO. PODEMOS DIZER QUE NINGUÉM CONHECE AS COISAS DO MESMO MODO QUE OUTRO.

NAVEGAR NA INTERNET É UMA CIÊNCIA, A PESSOA NÃO PODE SE AFOBAR E QUERER MUDAR DE PÁGINA TODO INSTANTE, AO PERCEBER QUE AQUELA PÁGINA É INTERESSANTE, DEVE-SE APROFUNDAR-SE N LEITURA.







A INTERNET

DISTANCIA

COM A INTERNET A DISTANCIA QUE EXISTE É A DA TECNOLOGICA, PORQUE A DISTANCIA FISICA NÃO É MAIS PROBLEMA



DEMOCRACIA

NA INTERNET QIUALQUER UM FAZ O QUE QUER, CRIA SUA ESTAÇÃO DE RADIO E TV, CADA UM ESCREVE O QUE QUER, CONVERSAM COM PESSOAS CONHECIDAS E DESCONHECIDAS.

NA EDUCAÇÃO

AS UNIVERSIDADES ESTÃO UTILIZANDO A INTERNET PARA DIVULGAR SUAS INSTITUIÇÕES E PARA GRADATIVAMENTE UTILIZA-LA NOS PROGRAMAS DE ESTUDO.

CURSOS PELA INTERNET ESTÃO SE ALASTRANDO PELO MUNDO TODO.

ALGUNS PROFESSORES ESTÃO ESTIMULANDO OS ALUNOS PARA CRIAREM PAGINAS NA INTERNET ONDE EXPOEM SEUS TRABALHOS.

ENSINAR PELA INTERNET, NÃO É COMO NA AULA PRESENCIAL. O PROFESSOR NÃO É MERO PASSADOR DE INFORMAÇÃO, MAS COORDENADOR E ORIENTADOR DE ENSINO. MOSTRANDO AOS ALUNOS COMO ELES DEVEM COLHER AS INFORMAÇÕES E TRANSFORMA-LA EM COMNHECIMENTO.

ALUNO

O JOVEM SE VE ATRAIDO PELA INTERNET DEVIDO O VISUAL, A FACILIDADE DE COMUNICAÇÃO. MAS MUITOS SE PERDEM NO QUE É ÚTIL.

A LINGUAGEM

A FALA E A ESCRITA JÁ ESTA SE MESCLANDO NA INTERNET, AS PESSOAS JÁ PODEM OPTAR POR FALAR OU ESCREVER (DIGITAR)

A IMAGEM PODE SER MOSTRADA ESTÁTICA (FOTO) OU DINAMICA (VIDEO).

IDIOMA

A INTERNET TEM AINDA MAIS POPULARIZADA A LINGUA INGLESA, POIS É A LÍNGUA OFICIAL DA INTERNET, DA INFORMÁTICA.

INTERAÇÃO

AS PESSOAS TÊM CRIADO VINCULO DE AMIZADE COM PESSOAS DE TODOS OS CANTOS DO MUNDO


DISPERSÃO

ESTUDAR PELA INTERNET FACILITA A DISPERSÃO DO ALUNO É PRECISO ELEVADO CONTROLE PARA NÃO SE DISPERSAR POR ASSUNTOS DESNECESSÁRIOS. É PRECISO SEPARAR O CONHECIMENTO DA INFORMAÇÃO DO ESSENCIAL AO SUPERFICIAL. É PRECISO ANALISAR MAIS E JUNTAR MENOS TEXTOS.

OS PESQUISADORES TENDE A DAR MAIS IMPORTANCIA AOS TEXTOS COM BONITOS RECURSOS GRÁFICOS E DÁ MENOS IMPORTANCIA AOS TEXTOS “SECOS”.


SERVIÇO DE BUSCA

BASTA DIGITAR UMA PALAVRA E O BUSCADOR IRÁ TRAZER UMA INFINIDADE DE SITES RELACIONADOS COM A PALAVRA BUSCADA.

TEXTO

A INTERNET ESTIMULA A MELHORA DA ESCRITA, QUANDO A PESSOA CRIA UM SITE OU UM BLOG, ELA PROCURA ESCREVER MELHOR PARA NÃO FAZER FEIO, PROVOCANDO UMA EVOLUÇÃO NATURAL DO INTERNAUTA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário