sábado, 28 de março de 2009

COMO INTEGRAR O INTERESSE DO ALUNO NA ESCOLA?

COMO INTEGRAR O INTERESSE DO ALUNO NA ESCOLA?
MEDITANDO NESTE TEMA, TENHO ALGUMAS OBJEÇÕES A FAZER, PORQUE NÃO ACHO QUE A ESCOLA DEVE SATISFAZER O ALUNO PLENAMENTE E NEM PODE FAZER ISSO DEVIDO AOS MUTIPLOS INTERESSES DE CADA UM.
AS INSTITUIÇÕES DEVEM CUMPRIR SUAS MISSÕES INDEPENDENTES DAS VONTADES DOS INDIVIDUOS, A INSTITUIÇÃO FAMILIA É MAIS IMPORTANTE DO QUE UM MEMBRO DA FAMILIA, A INSTITUIÇÃO GOVERNO É MAIS IMPORTANTE DO QUE UM CIDADÃO, A ESCOLA É MAIS IMPORTANTE DO QUE UM ALUNO.
A MISSÃO DA ESCOLA É ENSINAR, DAR OS PRIMEIROS PASSOS NO CAMPO DO SABER E DO CONHECIMENTO. MOSTRAR E DEMOSTRAR QUE O BEM COLETIVO É MAIS IMPORTANTE DO QUE O DESEJO PARTICULAR. A ESCOLA DEVE CONTINUAR SENDO HIERARQUICA, O PROFESSOR É MAIOR QUE O ALUNO, NOS DIZERES DE JESUS: "O MESTRE É MAIOR QUE O DISCÍPULO”.
A ESCOLA NÃO É UM PARQUE DE DIVERSÕES, NEM UM POÇO DOS DESEJOS. ALIAS, DESDE A TENRA IDADE A CRIANÇA DEVE APRENDER O SIGNIFICADO DA PALAVRA: L I M I T E S!
A MINHA DIFICULDADE COM RELAÇÃO AOS ENSINOS MODERNOS E HUMANISTAS É A CRENÇA DE QUE TODOS DEVEM SER INTEGRADOS, QUE TODOS SÃO IGUAIS. NÃO É VERDADE...
HÁ ÁRVORES QUE DÃO FRUTOS E OUTRAS QUE NÃO DÃO, HÁ SOLOS FÉRTEIS E OUTROS ÁCIDOS DEMAIS, PIOR AINDA UNS SÃO TRIGOS E OUTROS SÃO JOIOS. AQUELES QUE SEGUEM O CAMINHO DO BEM, DO TRABALHO, DO RESPEITO ÀS REGRAS DA SOCIEDADE SÃO CIDADÃOS, OS QUE SEGUEM O ÓCIO, A PRÁTICA DO CRIME E A TRANSGRESSÃO, SÃO MARGINAIS.
PORTANTO, POR PRINCÍPIO, ACREDITO QUE NA VIDA SOFREMOS UMA SELEÇÃO NATURAL, DESDE A INFANCIA, VAMOS CRIANDO A NOSSA PRÓPRIA HISTÓRIA O FIM DE CADA UM É CONSEQUÊNCIA DIRETA DO QUE O SER HUMANO TEM NO SEU ÍNTIMO.
É CERTO QUE ALGUNS TEM MAIS DIFICULDADES DO QUE OUTROS, MAS DEVE-SE EXIGIR UM MÍNIMO DE RESPOSTA DOS ALUNOS AO QUE LHE É ENSINADO. GOSTANDO OU NÃO OS ALUNOS DEVEM RESPONDER AS ATIVIDADES ESCOLARES. A MAIORIA DE NÓS NÃO GOSTA DE MATEMÁTICA, MAS ELA DEVE SER ENSINADA E NÃO HÁ MÁGICAS, SÓ SE APRENDE ESTUDANDO, FAZENDO CONTAS.
SE DEIXAR POR CONTA DA "MOLECADA" ELES VÃO QUERER FICAR JOGANDO BOLA NA QUADRA E AS MENINAS "FOFOCANDO NO BANHEIRO". SE DEIXAR POR CONTA DOS ADOLESCENTES TEREMOS 4 HORAS DE INTERVALO E MEIA HORA DE LIÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário