Vejo que em algumas escolas aqui em São Vicente já existem laboratórios de informatica, não sei precisamente como anda as coisas no que tange a INCLUSÃO DIGITAL nas demais cidades do estado de São Paulo e no Brasil, nem mesmo no mundo.
Mas trabalhando com a hipótese de que não haja computadores acredito que o diretor da escola deve requisitar aos orgãos competentes a que esta vinculado, seja a rede municipal, estadual, federal ou particular para que seja adquirido os equipamentos de informatica, além da construção de uma sala com tomadas suficiente, instalações eletricas apropriadas com dijuntores e cálculo de carga. Temos visto o Brasil de uma forma geral sendo "tocado" sem planejamento algum. Não adianta comprar equipamentos de ultima geração sem que tenha condições de guardá-lo em segurança. com salas fortemente "gradeadas".
Como dizemos na gíria policial:"qual é o seu fôlego ???"
Não adianta planos mirabolantes com padrões americanos para se implantar na Etiopia....
Mas na hipótese de não haver recursos disponivel para implementar o programa de INCLUSÃO DIGITAL, o educador deverá procurar seus superiores hierárquicos para conseguir pelo menos a autorização para buscar recursos e equipamentos através de uma campanha junto a iniciativa privada.
Uma vez conseguido a autorização, mesmo que informal, mesmo que um mero "nada a opor". O educador deverá ter iniciativa de buscar estes recursos utilizando das seguintes estratégias:
COMO CONSEGUIR EQUIPAMENTOS
O educador poderá ele mesmo doar um equipamento obsoleto, de baixo valor, mas que poderá servir para os primeiros passos na informatica, com os programas básicos de editor de texto( Word), pode-se iniciar os alunos carentes de periferia que provavelmente não tem computadores em casa a se familiarizar com o teclado e com os recursos do Windows.
O educador poderá expedir oficios as empresas da região solicitando doação de equipamentos que estão sendo retirado dos escritorios.
O educador poderá solicitar as empresas de informatica a reparação de equipamentos como cortesia e forma de contribuição e responsabilidade social da empresa.
O educador poderá solicitar aos pais dos alunos que ajudem na campanha de arrecadar equipamentos de informatica para a escola.
Uma vez que tenha obtido os equipamentos em número suficiente para organizar uma sala de aula de INCLUSÃO DIGITAL, o educador deverá pensar na organização das aulas, no curriculo, nos orientadores dos alunos e na estrutura para manter as atividades educativas.
Temos visto muita gente que se considera ALFABETIZADO E ANTENADO NO MUNDO DIGITAL, mas que passaram por cima de um dos fundamentos primários que é a DIGITAÇÃO.
No meu tempo de adolescente, eu fiz um curso gratuito para carentes no morro São Bento em Santos de DATILOGRAFIA, e orgulhosamente ostentei aquele diploma de DATILÓGRAFO. Hoje a maquina de escrever foi aposentada, mas eu dou graças aquele curso de familiarização com o teclado da maquina de escrever que possui as teclas na mesma ordem que as teclas do computador e muitos anos depois no concurso público para ESCRIVÃO DE POLÍCIA concorri com 600.000 mil pessoas em busca de uma vaga na policia civil e eu "papei" uma destas vagas, porque fiz uma etapa fundamental: DIGITAÇÃO.
Portanto inclusão digital deve ter como primeira meta, a familiarização com o TECLADO, porque mais na frente, só os melhores e mais velozes poderão galgar um degrau a mais.
Portanto, para inclusão digital o educador não precisa de equipamentos de ponta, não estamos formando alunos em cursos de CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO.
Depois da fase de digitação, devemos fazer com que o aluno se familiarize com o windows, mais adiante o educador poderá levar os alunos a um caixa eletronico e mostrar com se usa um caixa eletrônico, uma solicitação ao cartório eleitoral e os alunos poderão participar de uma eleição simulada com URNAS ELETRÔNICAS.
A criatividade e a iniciativa com altruismo é a roda que gira o mundo!!!
Para não dizer que tudo isto é balela e conversa fiada, eu mesmo fui trabalhar em uma delegacia "caindo aos pedaços", é lógico que "meti o pau" no Estado, mas não fiquei só nisso... tirei o entulho de uma sala abandonada, enchendo dois caminhões, comprei fios eletricos, pedi tintas para um amigo, fui em uma madeireira da região pedi uma porta, fui em um carpinteiro e pedi que instalasse a porta gratuitamente, a Casa Bahia deu um sofá novo, um conhecido da Promotoria de São Paulo deu um ar condicionado, levei uim computador velho, mas funcionando e pronto!!!! montei um cartório criminal !!!!
NÃO BASTA "ESCULACHAR" É PRECISO FAZER NOSSA PARTE!
O discurso é bom, mas como poderemos em prática na escola pública ou mesmo na escola particular ???- onde estão e quanto custam am ferramentas ???
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