domingo, 10 de maio de 2009

PLANO DE AULA

PLANO DE AULA
O professor antes de lecionar deverá planejar as aulas, neste planejamento deverá estar embutido todos os aspectos relacionado ao que se pretende alcançar durante o curso dos estudos.
O professor Luiz Alves de Mattos em seu livro Sumário de Didática Geral, descreve assim o significado do plano de aula:
“Previsão inteligente e bem calculada de todas as etapas do trabalho educacional que envolvem as atividades docentes e discentes, de modo a tornar o ensino seguro e eficiente” ( Mattos, 1971, p. 140).
O site http://www.educador.brasilescola.com/orientacoes/como-fazer-um-plano-aula.htm define o plano de aula assim:
O plano de aula é caracterizado pela descrição específica de tudo que o professor realizará em classe durante as aulas de um período específico
Luiz Henrique Quemel, instrutor de aula de informática passou a seguinte experiência sobre plano de aula específico para instrutores de informática:
“Quando comecei a ministrar aulas de informática pensei que poderia usar os mesmos métodos para diferentes públicos. A aula que ministrava para adolescentes não se adaptava para os adultos, que por sua vez nem chegava a motivar idosos. Tive que aperfeiçoar os objetivos instrucionais.Foi quando me socorri do método de alfabetização de adultos do educador Paulo Freire. A partir daí, as aulas começaram a atingir seus objetivos. Ao adaptar os objetivos instrucionais com o método do grande educador é que as aulas de introdução à informática tornaram-se sessões de divertimento. Nunca mais abandonei a estratégia, fosse aula de banco de dados ou economia de serviços”
Desta forma vemos que o plano de aula deve seguir os princípios da faixa etária e da disciplina que se esta lecionando para que seja focado para aquele público alvo.
Alguns aspectos considero importante e relacionarei abaixo:
1 – A DISCIPLINA, 2 – O CONTEUDO, 3 – OS RECURSOS
4 – O TEMPO, 5 - MÉTODO, 6 – A AVALIAÇÃO

1 – A DISCIPLINA – O professor deve dominar o assunto que vai ensinar, hoje em dia é um risco desnecessário o professor entrar em uma sala de aula sem dominar o tema que abordará, a chance de ser “engolido” por um aluno é grande, principalmente depois da internet...

2 – O CONTEUDO - O professor deverá se ater ao conteúdo proposto no plano de aula, ainda que temas do cotidiano sempre surjam no meio da aula, o professor logo deverá trazer a classe para o conteúdo.
3 – OS RECURSOS – O professor de antemão deverá ter ciência dos recursos que terá disponível para viabilizar a transmissão do ensino, seja com lousa, equipamentos de multimídia, literatura e etc..

4 – O TEMPO – Todo planejamento deve ser feito com base no tempo disponível para as aulas, um bom planejamento tem que está ajustado com o tempo disponibilizado para aquela disciplina.

5 – MÉTODO – O método de ensino pode transformar a aula em um show animado ou em um desafio para as pálpebras manterem-se alerta. Neste aspecto o professor tem que ser um animador de auditório.

6 – AVALIAÇÃO – O retorno de tudo isso é o que de fato foi aproveitado pelos alunos. Qualquer que seja a disciplina lecionada é preciso que o aluno tire uma lição para a sua vida, senão o seu cérebro descartará aquela informação apreendida. Concordo que é muito pouco o aluno ter que estudar para apenas tirar notas altas ou boas. A avaliação deve ser uma forma do aluno alcançar pelo menos o aprendizado mediano do grupo.

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