domingo, 10 de maio de 2009

"PLANTAÇÕES DE GENTE"

A EDUCAÇÃO COMPARADA COM A AGRICULTURA

Educar gente tem em muitas coisas semelhanças com a ciência da agricultura. Educar gente e plantar uma lavoura tem muitos pontos análogos.

CONTEXTO SOCIAL:
Um aluno quando chega na escola vem de um contexto social que influenciará no aprendizado e bem provavelmente na sua produção final ou no resultado do ensino e na assimilação, da mesma forma quando cultivamos uma planta, devemos levar em conta que o tipo de solo, arenoso, argiloso, rico ou pobre em minerais irão também influenciar no desenvolvimento e frutificação daquela planta ou árvore.

O ENSINO:
O professor deverá ensinar com amor, tendo o cuidado de que todos os alunos estejam captando o ensino, ainda que alguns desenvolvam mais que outros a capacidade de assimilar as aulas, é dever do professor não deixar a “plantinha” morrer. Os que estão desenvolvendo bem, ótimo, mas os que estiverem com “folhas secas e o crescimento raquítico, talvez precise de uma “adubação” especial, talvez um pouco mais de acompanhamento. As plantas precisam de minerais como o nitrogênio, potássio e fósforo, entre outros elementos, da mesma forma os alunos precisam de uma educação ampla com várias disciplinas que ajudem a formar o caráter, a desenvolver a inteligência e a capacitação para enfrentar a vida adulta autonomamente.

METODO DE ENSINO
O professor deve ter uma dinâmica que garanta o crescimento gradual do aluno, não pode trocar a ordem das coisas, o sistema mental funciona do simples ao complicado, do fácil ao difícil. Assim também temos na natureza a necessidade da regularidade do sol e da chuva para o crescimento das plantas. O sol é fonte de energia que faz a planta transformar gás carbono em oxigênio, o professor é o sol dos alunos, cada professor tem um brilho especial, um diferente do outro, quanto mais capaz o professor mais luz/ensinamento ele transmite aos alunos. Alguns dão aulas como estando cumprimento uma obrigação enfadonha, outros ensinam como estivessem indo para o primeiro encontro com a mulher amada...

COLHEITA
Quem planta pretende colher flores, grãos, flores ou frutas. Quem ensina pretende formar cidadãos ( apesar que parece que tem professores que não sabe o por que estão ensinando). O aluno deve ter consciência que a sociedade o aguarda, cedo ou tarde para que ele traga para a comunidade frutos destes longos anos freqüentando a escola. Os frutos são: caráter para ser um bom pai de família ou uma boa mãe, um profissional responsável independente da carreira que venha seguir na vida. Outro fruto é a capacidade de domínio próprio para se tornar um cidadão educado, no sentido de tratamento pessoal com o seu próximo, em última instancia o ensino tem a finalidade de transmitir conhecimentos que o tornem competitivo para o mercado de trabalho.

REFLEXÃO
O professor deve amar os alunos como se eles fossem suas criações. Falo com conhecimento de causa, pois meu hobby é ser agricultor, no meu sítio eu lavro a terra, trabalho quinzenalmente arduamente com foice, enxada para manter a terra limpa, adubo as plantas e árvores frutíferas e pasmem, eu chego a fazer carinhos nos troncos das árvores que um dia plantei as pequenas sementes em “ copinhos”. Quanto uma árvore começa a dar fruto eu só falto soltar rojão. Se o homem é capaz de sentir isso por uma árvore, qual deve ser a nossa expectativa quanto ao futuro dos alunos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário