quarta-feira, 20 de maio de 2009

A FUNÇÃO DA ESCOLA

A função da escola é basicamente educar o cidadão, mas veremos alguns conceitos mais elaborados por ilustres personagens da sociologia:


Segundo Kar Mannheim (sociólogo húngaro, 1893-1947)a escola existe em uma visão conservadora para ensinar sobre temas importantes, preparar o aluno para a vida e para uma carreira proffional, estimulando-o no desempenho das suas tarefas.

Émile Durkheim (sociólogo francês, 1858-1917). Ensinar o aluno a cultura daquela sociedade em que ele vive, educando-o para o trabalho e pregar a moral daquele grupo.


A escola deve disciplinar o homem para a vida

Já Karl Marx (sociólogo alemão, 1818-1883 via na função da escola a tarefa de preparar os alunos para a vida política e social do seu país. è um ideal revolucionária que contribuiu para formação de "monstros" sociais como o COMUNISMO SOVIÉTICO.

A função da escola na visão cristã é preparar os alunos para vida, ministrando para eles conhecimentos sobre Deus, o universo e o homem.

A exclusão dos conceitos básicos sobre Deus e religião do curriculo escolar contribuiu para a desmoralização da nossas sociedade, criando um vazio espiritual e falta de freio moral. Aqui se deve ensinar Civismo, Moral, A teoria criacionista do universo e do surgimento do homem, o sentimento íntimo de todo homem ewm crer em Deus, o conceito de Justiça divina que de alguma forma seremos recompensados ou castigados pelos atos praticados nesta vida.

A escola também deve passar aos alunos uma visão panorâmica sobre o mundo em que vivemos, devemos aprender na escola uma visão global de todas as ciências que envolve o conhecimento do universo com astronomia, geografia, botanica, zoologia, quimica, física, línguas, matemática.

A escola também deve preparar o aluno para o convívio com outros humanos, ensinando-os a arte da tolerância, dos limites sociais, do direito, das regras sociais de convivência, do princípio da hierarquia.


falta de limites, transformou a escola em uma desordem

Nenhum comentário:

Postar um comentário